Como incentivar as mulheres a ir ao ginásio?
A Solinca responde... Ou não!
Vi esse vídeo numa publicação de uma Blogger que gosto muito e que estava indignada com o mesmo...
A mim, o que me entristece mais é que infelizmente acredito que esta "coisa"/anuncio pode e vai resultar ao apelar às inseguranças e fragilidades de algumas mulheres... Vai acertar no ponto onde dói para algumas, tendo por isso potencial motivador...
Desde a mulher deitada no chão (posição de exercício? Pois, pois), ao corpo trabalhado à mostra, às frases escritas, até mesmo ao arfar (um som de exercício/cansaço supostamente, mas introduzido como subterfúgio para lembrar sexo e assim reforçar a mensagem escrita) foram estudados e têm um só propósito: ativar pensamentos que causem insegurança e o sentimento de menor valor ou desejabilidade sexual por ser menos "trabalhada".
Está cheio de estereótipos explícitos e implícitos este vídeo. Todos colocados para despertar inseguranças e motivar pelo reforço das mesmas: as mulheres têm que ser bonitas para os homens (ou para não os perderem); as mulheres só valem a beleza e elegância que tiverem; os homens só pensam com a cabeça de baixo e vão a correr atrás das secretárias e babysitters giras; as mulheres só têm vida sexual e são desejadas se forem sexys...
É pena... É pena aproveitarem-se das fragilidades de alguém e reforçarem-nas...
Porém mais pena tenho ainda por saber que provavelmente se a mensagem fosse: faça exercício por si, para se sentir melhor e mais saudável, para descomprimir porque merece... a probabilidade de ninguém lhe ligar era grande e, como tal, não serviria o seu propósito...
Mas seria bem mais positivo e de louvar, se pusessem a criatividade a funcionar para fortalecer egos e corpos, em vez de acentuar fragilidades e inseguranças redutoras...
Com este uso que deram à criatividade, arriscam-se a irritar umas quantas mulheres... Será que o saldo é positivo entre as clientes que perdem e as que ganham com estas estratégia?
Espero que não... Que sejamos (nós mulheres) menos inseguras e menos manipuláveis...
E, claro que os Srs da Solinca vão dizer é que não temos sentido de humor (as que acham esta publicidade de mau gosto) ou que os outros fazem igual... (Esta última parte, infelizmente, também é verdade na maioria dos casos...)
Não acho que valha a pena zangar-me com a Solinca por fazer um marketing de manipulação e de desvalorização da mulher. Este tipo de marketing funciona infelizmente, por isso é natural que o façam...
Por isso, o que eu acho que devo fazer, é alertar para a mensagem que se esconde por trás e que faz cada mulher sentir-se insegura ou menos merecedora e dizer:
- Mulheres do mundo, vocês são lindas! O vosso valor e beleza não se mede em kg, nem no que um homem (ou mulher) tem a dizer sobre o vosso corpo ou o vosso aspecto! Quem vos ama, ama pelo conjunto. Pelo que são e não apenas pela "embalagem".
E, os homens têm cérebro. Não os insultem, nem depreciem e muito menos lhes dêem desculpas para irem a correr para outra "porque os homens são assim"! Eles não são animais irracionais, cujo comportamento se rege apenas por instintos e impulsos!
E se o que está convosco não tem cérebro, se vai a cada impulso... Olhem, nem sei que vos diga... A não ser que, também há mulheres assim (não é exclusivo dos homens) e, de resto, é convosco... Cada uma sabe de si e acredita no que quer... mesmo que seja na mensagem de um anúncio de ginásio...
Eu não serei com certeza cliente deles. Isso é certo.
PS1: Curioso que nos anúncios da Solinca dirigidos ao público masculino é mais acentuada a competitividade entre homens, pois são chefes, têm lugares de estacionamento no trabalho, são coordenadores de mestrado... Enfim...
PS2: No anúncio do Jorge também apelam ao público homossexual (1 ponto para eles): "O jardineiro que o seu marido contratou". Ou talvez queiram apelar ao público feminino... Ou talvez tenha sido antenas um ato falhado do criador dos vídeos...